No século XVII, quando a vila de Paraty estava começando a se formar, a elite social eram os fazendeiros proprietários de engenhos de açúcar. Estava nas fazendas, portanto, e não na vila as melhores casas. As primeiras construções da vila eram em sua maioria feitas com paredes de madeira e tetos de sapé. Raras eram as construções feitas em pau-a-pique e com telhas de barro e, mesmo destas, poucas restaram em pé.
Moradia simples de Paraty
Em Paraty, as ruas são feitas com um certo enclinamento, porque quando havia enchentes, para que nao alagasse as casa e as ruas logo ficassem sem água ela eram inclinadas, com uma posição para que isso nao aconteça.
Foto para mostrar como que são as ruas, e como ficava quando elas alagavam
As pessoas da elite que moravam em Paraty, tinham casa grandes e bonitas, além disso elas tinham em suas telhas figuras pintadas - a- mão por escravas em suas coxas, isso representava o poder que aquela família tinha.
Telhas pintadas na coxa das escravas
Outro tipo de casa que tinha na região, eram as casa maçonicas. A maçonaria surgiu durante a Idade Média na Europa, quando a poderosa Igreja Católica proibia reuniões de pessoas que pudessem questionar ou colocar em risco seu domínio. Assim, para fugir dos inquisidores católicos, grupos da iniciante classe média (intelectuais, artesões e comerciantes) formaram uma espécie de associação secreta, a maçonaria, que visava a busca da verdade através da razão e da ciência e não apenas através da fé.
Casa Maçônica de Paraty
Algumas fotos das casas, ruas, arquitetura etc... de Paratuy
Igraja de Paraty
Arquitetura antiga de Paraty
Casa Maçônica
Casa Maçônica
Construção de uma casa Maçônica em Paraty
Vista da rua de Paraty
Rua de Paraty